A equipe de basquete da Academia Hebraica Robert M. Beren venceu seus campeonatos regionais rumo a um jogo de semifinal em Dallas, agendada para as nove horas da noite de sexta-feira O sábado judaico começa no pôr do sol na sexta-feira à noite e termina ao anoitecer de sábado, e a equipe o observa estritamente.
A equipe sediada em Houston, Texas pediu à Associação de Escolas Privadas e Paroquiais, ou Tapps, para alterar a hora do jogo. A diretoria executiva da associação votou por unanimidade contra ela. A Academia Beren foi informada na segunda-feira que uma outra equipe iria competir em seu lugar.
Na quinta-feira os jogadores da Beren processaram Tapps, dizendo que a recusa da associação em mover o horário do jogo viola o direito Constitucional dos jogadores de livre exercício de sua religião, assim como uma lei estadual anti-discriminação religiosa. Parece ter funcionado.
O diretor da Tapps, Edd Burleson, disse ao Law Blog, do Wall Street Journal, que o jogo será remarcado para sexta-feira no meio da tarde ou no sábado depois de oito horas, horário que a equipe tinha solicitado.
“Estamos reescalonamento os horários de jogos, como resultado da ação judicial”, disse Burleson disse. “Recebemos aviso de que [ação] estava sendo apresentada, e tendo lidado com os tribunais, o conselho predeterminou que iríamos cumprir uma ordem de restrição temporária”.
Até a postagem da matéria no WSJ, uma ordem não tinha sido emitido. Mas Burleson disse que o jogo iria ser remarcado, no entanto.
A queixa, apresentada no tribunal distrital federal em Dallas, pediu a um juiz federal que declarasse inconstitucional a conduta da Tapps e que ordenasse à associação que remarcasse todos os jogos que sopesando o livre exercício da religião de qualquer um dos queixosos.
O prefeito prefeito de Houston, Annise D. Parker, e Jeff Van Gundy, o ex-treinador do Houston Rockets e os Knicks criticaram publicamente criticou a decisão da Tapps.
A associação disse em um comunicado que estava seguindo suas próprias normas, rejeitando o pedido de mudança de horário.Tapps também disse que quando Beren Academia estava buscando a adesão em 2009, ao diretor de esportes da escola foi dito que o cronograma postado para o campeonato estadual seria seguido e não seriam feitas alterações, exceto no caso de mau tempo.
Fonte: The Wall Street Journal
Livre-tradução do Blog Castro Magalhães

Deixe um comentário