BLOG CASTRO MAGALHÃES

Editor: Carlos HB de Castro Magalhães (MTb 0044864/RJ)

Religião, Direito, Política, Cultura Pop e Sociedade

Editor: Carlos HB de Castro Magalhães, Registro Jornalista MTb 0044864/RJ

Assine o Blog e receba sempre nossas atualizações

1. A Velha Política, com a rejeição da PEC 37, espera acalmar os ânimos da Nova Sociedade. Simultaneamente, movimentos sociais a ela ligados se articulam para uma contraofensiva, trazendo o colorido vermelho para as próximas manifestações, que darão apoio explícito às propostas da presidente Dilma.

2. A presidente Roussef, contudo, apresenta-se desorientada, e em 24 horas propôs e retirou sua proposta de plebiscito convocatório de uma Assembleia Constituinte. Esse fator vacilante pode ser um esvaziador da contraofensiva dos movimentos sociais.

3. A imprensa estrangeira noticiou como fracassadas as promessas feitas pela Presidente Roussef para esvaziar os protestos. A próxima análise será feita sobre a atitude do Congresso de rejeitar a PEC 37 e votar outras medidas.

4. Quanto à rejeição da PEC 37, cabe apontar que de modo contrário ao discurso de seu líder na Câmara no turno da tarde, o PT votou pela derrubada da mesma, inclusive os condenados na ação penal do mensalão – que poderiam ser beneficiados com a aprovação – votaram pela sua derrubada. Isso indica desorientação, por um lado, e busca desesperada de salvação das cores da legenda. Indica também abertura a um novo populismo e uma esperança que a cor vermelha reconquiste as manifestações de massa que vem ocorrendo.

4. Nesse contexto, acentuam-se as tendências de confrontos entre esquerdistas e direitistas nos protestos; de dissonância cognitiva do Executivo em relação à realidade; de esvaziamento dos movimentos sociais de esquerda em relação ao Executivo, mas de uma vinculação maior destes aos partidos de esquerda no Congresso.

5. Como evidência de uma inteligência coletiva por trás dos protestos, ontem e hoje eles seguiram um padrão peculiar:8 deles foram em estradas, em vias de trânsito de cargas. Eles seguem um padrão, e isso é uma evidência de que por trás do uso das redes há muito mais do que apenas uma iniciativa de arregimentação de pessoas.


Descubra mais sobre BLOG CASTRO MAGALHÃES

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Descubra mais sobre BLOG CASTRO MAGALHÃES

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo