BLOG CASTRO MAGALHÃES

Editor: Carlos HB de Castro Magalhães (MTb 0044864/RJ)

Religião, Direito, Política, Cultura Pop e Sociedade

Editor: Carlos HB de Castro Magalhães, Registro Jornalista MTb 0044864/RJ

Assine o Blog e receba sempre nossas atualizações

1. A expressão “uma anarquia decorrente de anomia” é a chave para compreensão da batalha do Leblon, pois anarquia é um sintoma político do fenômeno psicossocial anomia; não que todo anarquista o seja por perda de referencial das regras, mas quem perde o referencial de regras por causa da anomia está mais próximo de uma ação política caricata do anarquismo. Então, o ciclo de desobediência civil se alarga e aprofunda, no campo psicossocial, devido à anomia, dentre suas principais causas. Neste sentido, ver nossos registros e previsões nas notas 11, item 7;    8, item 4;    7, itens 2 e 6;    6, itens 5 e 6;  principalmente nota 5, item 6;  2, item 4 deste blog

2. O tratamento dado pelas autoridades é tático e não estratégico. A situação exige – já e antes que se avolume e desdobre a desobediência civil em outros processos de decomposição institucional – medidas de Estado e não meras medidas táticas. A causa principal do problema é a anomia, a perda de referencial das regras pela juventude bem educada e nutrida, devido ao exemplo de impunidade dos altos escalões da República, bem como à promiscuidade de governantes com corporações empresariais. As medidas institucionais principais devem ser a revisão dos contratos do Estado do Rio de Janeiro com as corporações empresariais durante o governo Sérgio Cabral, bem como o funcionamento do aparato repressor da criminalidade white collar nas irregularidades aí encontradas. 

3. O ataque ao governador Sérgio Cabral é mais do que uma agressão politico partidária. É uma rejeição à corrupção e à ligação entre governantes e corporações empresariais clientelistas do Estado. É o governador que simboliza o fato politico que se quer alterar; é o fato de ele – mesmo sob inúmeros escândalos de corrupção e ligado às aludidas corporações –   permanecer instalado no poder que torna as regras sem sentido; então, no momento da revolta e ódio dos manifestantes é esse o fato que desautoriza a coercitividade do ordenamento jurídico na mente dos jovens que partem para o vandalismo.  

4. O governador Sérgio Cabral é o emblema da causa de tudo isso. O que acontecer com ele no Rio tende a se repetir com outros do mesmo status quo no Brasil, e a tendência institucional da República se definirá, dentre outras coisas, com o que vier a ocorrer no Rio de Janeiro.

5. São tendências: aprofundamento e replicação da desobediência civil, processo de impeachment do governador Sérgio Cabral, antecipação do julgamento dos recursos da ação penal denominada mensalão e prisão dos condenados, retração do consumo nos bairros da zona sul do Rio de Janeiro, desvalorização imobiliária na mesma região. 


Descubra mais sobre BLOG CASTRO MAGALHÃES

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Uma resposta para “Tendências (nota 12, especial, a Batalha do Leblon) – Revolta popular de junho de 2.013”.

  1. Acho q nesse momento do país, qualquer um q estivesse ocupando o cargo de governador, estaria passando pelo mesmo… o cabral ainda foi um dos melhores governadores dos ultimos anos…

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Descubra mais sobre BLOG CASTRO MAGALHÃES

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo